‖ ‖ ‖ Aline Camargo ‖ ‖ ‖
O recém-lançado Manual Prático de Leitura Crítica de Mídia é resultado de uma parceria entre o Centro de Cultura Luiz Freire, a Fundação Ford e a Ong Auçuba – Comunicação e Educação, através do programa Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia do Recife, Pernambuco. O projeto surgiu em 2004 com o objetivo de discutir a abordagem dos veículos de comunicação na cobertura de temas relacionados aos direitos humanos.
Com linguagem simples e ilustrações, o manual, dividido em sete passos, é acessível sem deixar de lado questões importantes, como a regulamentação da mídia e direitos, individuais e coletivos, garantidos pela Constituição. Conceitos como censura e a importância do cuidado com atores das notícias, como o caso de crianças e adolescentes, também são tratados no texto.
No terceiro passo do manual “Prestando atenção em tudo”, discussões importantes são suscitadas a partir de questões como: “Quem é que manda na mensagem?”; “Quem é que produz a informação? Para quem?”; “Como é construída a informação?”; “Quem é que está pagando a conta?”; “O que está em destaque?”; “Quem são as fontes”;
A postura crítica, a análise daquilo que não foi publicado e a comparação com outros veículos bem como canais de comunicação entre o público e a grande mídia são tópicos incentivados durante a leitura do documento. O uso da internet com o potencial de estimular, disseminar e ampliar discussões sobre os meios de comunicação têm destaque.
A educação para os meios e a postura crítica frente à grande mídia são necessárias à medida que a informação não é apenas um direito em si, mas também porta de acesso ao conhecimento e acesso a outros direitos.