Pesquisa identifica usos das TICs nas escolas brasileiras


‖ ‖ ‖ Nádia Pirillo ‖ ‖ ‖ 

 

A pesquisa TIC Educação 2012, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), trouxe os dados mais atuais sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas escolas brasileiras. Os resultados indicam que o uso das TICs em atividades pedagógicas ainda é instrumental e que a formação inicial docente não integra as novas tecnologias, que na maioria das vezes só são incorporadas nas salas de aula quando há uma iniciativa do próprio professor.

A TIC Educação 2012 foi realizada por um grupo de especialistas do governo e de organizações internacionais, universidades e de setores não governamentais. Entre essas entidades, destacam-se a Unesco, o Ministério da Educação, a Universidade de São Paulo e a Fundação Padre Anchieta. O objetivo desse grupo com a pesquisa era gerar dados para a elaboração e o monitoramento de políticas públicas específicas para a área, além de identificar os usos e apropriações das TICs nas escolas brasileiras por meio de práticas pedagógicas e da gestão escolar. Foram entrevistados professores de Português e Matemática, alunos dos três níveis de ensino (5º ano do Ensino Fundamental I, 9º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio), coordenadores pedagógicos e diretores, em uma amostra com mais de 850 escolas públicas e privadas.

Os principais campos de investigação da pesquisa foram a infraestrutura de TICs nas escolas, o perfil do professor atual e o uso do computador e da internet no ambiente escolar. A pesquisa apontou que cresceu o número de computadores portáteis nas escolas públicas, porém a velocidade da conexão ainda limita o uso das tecnologias nas escolas. Outros resultados mostraram que o professor está aderindo à tendência de mobilidade, mas isso depende de sua própria iniciativa, já que a formação inicial docente não integra as TICs. A pesquisa sustenta que as TICs ainda são usadas de forma instrumental, apenas como um apoio para a realização de exercícios práticos sobre o conteúdo exposto em sala de aula.

Sobre o CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil mantém grupos de trabalho e coordena diversos projetos sobre os usos das TICs em diferentes áreas da sociedade, como saúde, domicílios e telecentros. A TIC Educação é uma dos projetos em andamento do CGI.br e busca gerar dados sobre a disponibilidade, o acesso e o uso das TIC em escolas brasileiras.