Políticas para saúde e cidadania são exploradas por Mídia Jovem


‖ ‖ ‖ Lucas Liboni Gandia ‖ ‖ ‖

 

As políticas públicas ocupam um lugar nem sempre devidamente prestigiado no noticiário nacional. Com frequência, as pessoas desconhecem programas e ações a que têm direito, em função do pequeno espaço dedicado pela mídia.

O site Mídia Jovem, enquanto projeto de pesquisa experimental, procura fornecer abordagens diferenciadas ao público adolescente. Ao longo das cinco edições já publicadas, foram produzidas matérias nas editorias de cidadania, meio ambiente, saúde, educação e cidades.

A matéria Picadeiro Social, publicada na edição de agosto, por exemplo, expôs iniciativas que transformam o circo em uma atividade que vai além do entretenimento. Por meio de ações públicas e de projetos desenvolvidos por ONGs, a tradição circense é alçada a método de integração social e projeto educativo. No texto, são enfocadas duas iniciativas: o Enturmando Circo Escola, mantido pela Secretaria de Assistência Social de São Paulo, e o Circo na Escola, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas. Sobre a primeira, há informações de utilidade pública, que orientam como eventuais interessados podem fazer parte do projeto. Sobre a segunda, apontam-se as vantagens enquanto atividade física, psicológica e social.

Já a matéria Brasil de Sorriso na Cara, publicada na editoria de saúde da edição de setembro, enfocou o programa Brasil Sorridente, desenvolvido pelo Ministério da Saúde desde 2004. Por meio da ação, a população tem acesso a consultas preventivas e a tratamentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto, que enfatiza a importância do programa por meio de pesquisas que revelam a melhoria da saúde bucal do brasileiro após sua implementação, alinha-se ao propósito do Mídia Jovem ao ressaltar a importância da divulgação das ações e medidas desenvolvidas pelo poder público no país.

Por serem destinadas, principalmente, ao público jovem, as matérias do site procuram informar os leitores de forma clara e sucinta. O conteúdo é explorado de forma a ser compreendido por um grupo de pessoas que pode não estar acostumado com a temática das políticas públicas sociais. Desta forma, procura-se despertar o interesse para o assunto, direcionando os mais interessados a páginas oficiais e materiais mais aprofundados, por meio de hipertextos.