TV Brasil abre espaço para curtas-metragens


‖ ‖ ‖ Lucas Esteves ‖ ‖ ‖

 

No dia 4 de setembro começou a ser exibido pela TV Brasil o Curta TV, programa dedicado a explorar o cenário nacional dos curtas-metragens. No ar aos domingos às 22h30, o Curta TV procura falar sobre o cinema dos curtas de uma maneira rápida, simples e interessante.

Serão, ao todo, 26 episódios. O programa tem um formato dinâmico, o que o torna atraente para aqueles que já gostam e entendem de cinema, mas também traz uma linguagem quase didática que permite a quem não sabe muito sobre a área cinematográfica acompanhar e aproveitar o conteúdo. Os episódios contam com depoimentos de atores, diretores e produtores, além de reportagens que, apesar de curtas, são bem completas. Assim, o programa abre espaço para um debate atual sobre um setor do cinema nacional que ainda não é valorizado.

Os programas também trazem sempre a exibição de um curta-metragem na íntegra. Já passaram pelo programa os curtas “O Troco”, “A minha maneira de estar sozinho”, “Com as próprias mãos” e “Eu não sei andar de bicicleta”.

Apresentado por Renata Boldrini, o Curta TV é um exemplo de uma nobre iniciativa da TV Brasil de abrir espaço na sua programação para uma área da produção cinematográfica brasileira que ainda não encontra reconhecimento na televisão. Mais emissoras deveriam seguir o exemplo da TV Brasil e investir nesse tipo de produção, que já mostrou ser capaz de trazer para os telespectadores um conteúdo rico. O Curta TV promete abrir seu espaço para pequenas e grandes produções, para diretores renomados ou anônimos e ainda contar o surgimento, importância e a evolução desse segmento na história do cinema.