‖ ‖ ‖ Regiane Folter ‖ ‖ ‖
Em 28 de agosto, a TV Cultura lançou um novo programa jornalístico, o Matéria de Capa. Aos domingos às 19 horas, o jornalista Aldo Quiroga traz reportagens sobre fatos importantes do mundo que estão pautando os principais veículos de comunicação do país, como a revolução na Líbia, a crise econômica e os dez anos do atentado de 11 de setembro nos Estados Unidos.
Em menos de 30 minutos, o programa traz um resumo da situação, abordando suas causas, seus efeitos e conseqüências, com caráter didático e documental. A apresentação de Quiroga divide o tempo do programa com matérias curtas e entrevistas com especialistas. A linguagem é simples e aproxima o telespectador do assunto, principalmente por explicar de forma fácil o que está acontecendo, porque está acontecendo e as influências para o Brasil e o mundo.
Em 18 de setembro, o programa enfocou a crise européia. Quiroga expôs as medidas dos governos, como Alemanha e Portugal, para combater a crise, a posição dos países europeus dentro da crise (as situações mais delicadas, como a Grécia e a Itália, até as mais estáveis, como a França) e os efeitos das crises em curto e longo prazo, relacionados às políticas governamentais, à saúde econômica do país e à resposta da população.
Os depoimentos de Roberto Gianetti da Fonseca, diretor de Comércio Exterior da Fiesp, e José Arthur Gianotti, pesquisador de Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), complementaram a reportagem. O telespectador poderá se sentir mais informado a respeito daquele assunto.