Aplicativos de mensagens como ferramentas de jornalismo


‖ ‖ ‖ Júlio Sousa ‖ ‖ ‖ 

 

A equipe do Tow Center Digital for Journalism (Columbia’s Graduate School of Journalism) criou um guia para orientar a prática jornalística em aplicativos de bate-papo. Essa questão surge já que, de acordo com seus autores, os aplicativos possuem mais usuários ativos do que as outras redes sociais. Outra vantagem é que, embora tenham surgido como uma alternativa ao SMS, eles hoje facilitaram a transmissão de dados multimídia.

Para seu uso eficiente, é necessário conhecer o perfil do público alvo e determinar os recursos mais adequados nas opções disponíveis, como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram.

Envio de mensagens de forma automatizada é recurso empregado por empresas como CNN, Buzzfeed e The New York Times.

Um dos principais pontos positivos de utilizar essas mídias, de acordo com o relatório, está nas ferramentas para tratar de assuntos complexos com o público jovem, utilizando adesivos, emojis e outros recursos personalizados. Outra alternativa é facilitar o envio de informações, por parte do público em geral, para o acesso rápido aos acontecimentos, estabelecendo uma via de mão dupla para o jornalismo.

Tais ferramentas estão em fase inicial de utilização, dando abertura para explorar diversos recursos disponíveis. O aperfeiçoamento das plataformas é constantemente trabalhado, tanto pelas empresas que utilizam o recurso quanto pelos próprios desenvolvedores.