Aula examina relações entre comunicação e mediatização


‖ ‖ ‖ Júlio César Sousa ‖ ‖ ‖ 

 

A midiatização é um processo relacionado ao critério de interesse público, destacando a relevância de determinado assunto na mídia. Este foi o ponto de partida para a aula aberta ministrada pelo professor José Luiz Braga, em 25 de março de 2019, com o tema “Midiatização: desafios e hipóteses”. A aula foi destinada aos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru, e pode ser assistida em duas partes disponíveis aqui e aqui.

“Toda a teoria sociológica e da ciência política não será suficiente para dar conta da comunicação”, sustenta Braga, em análise da complexidade do campo comunicacional e sua importância na sociedade. Ele defende a criação de teorias intermediárias para lidar com esse objeto de estudos, que acontece dentro do espaço do senso comum.

“O senso comum atravessa o campo especializado”, indica. Está em questão a concepção de que um profissional, independente da sua formação, deve ter a noção de sociedade suficiente para exercer o seu trabalho. Ele usa como exemplo o trabalho de um médico, que usa grande parte do conhecimento científico, mas leva em consideração o senso comum em seu trabalho.

Braga é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais. Ele ministrou aulas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de 1978 a 1987, e na Universidade de Brasília até o ano de 1999, sendo, inclusive, diretor da Faculdade de Comunicação. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), nos anos de 1993 a 1995, e atualmente é professor e pesquisador no programa de Pós-Graduação em comunicação da Unisinos (RS).

Ele é autor de diversos livros e artigos na área da comunicação, incluindo “A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática”, atuando principalmente nas áreas de crítica midiática, mediatização e métodos de pesquisa em comunicação.

O professor possui também trabalhos internacionais, com destaque para o seu mestrado em educação pela Florida State University, e doutorado em comunicação pela Université de Paris II, Institut Français de Presse.