Jornada elegeu tema “Mídia, política e movimentos sociais”


‖ ‖ ‖ Clara Tadayozzi ‖ ‖ ‖ 

 

Entre os dias 7 e 8 de novembro de 2017, aconteceu a Jornada Multidisciplinar da Unesp em Bauru. O evento, organizado anualmente pelo Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, teve o apoio do Grupo de Pesquisa Mídia e Sociedade, ao qual se vincula este Plural.

A jornada é realizada desde 1998 como atividade de extensão universitária que fornece espaço para a apresentação de pesquisas acadêmicas, tanto de iniciação científica, quanto de mestrado e doutorado. A iniciativa permite que alunos, professores e profissionais de renome nacional e internacional apresentem e interajam entre si suas pesquisas teóricas, fomentando amplo debate acadêmico acerca dos eixos temáticos de cada edição.

Neste ano, o tema da Jornada Multidisciplinar foi “Mídia, Política e Movimentos Sociais”, justamente levando em consideração os contextos político, econômico e social do país.

A temática foi escolhida com o objetivo de incentivar a discussão acerca das novas formas de comunicação e representações sociais com potencial de reformulação do contexto atual. O evento refletiu sobre a presente crise brasileira e abordou de que modo os movimentos contra-hegemônicos têm contribuído para enfrentá-la. Para tal, a programação foi pensada no sentido de trazer um referencial teórico crítico e perspectivas de especialistas sobre o assunto.

No primeiro dia do evento, houve uma palestra da pesquisadora Rousiley Celi Moreira (UFMG), que estuda a área de comunicação e política, com ênfase em democracia deliberativa, esfera pública, teoria do reconhecimento e sociedade civil. Já no segundo dia, os palestrantes foram Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Universidade Metodista de SP) e Rozinaldo Antonio Miani (UEL), ambos pesquisadores de comunicação nas linhas popular, comunitária e alternativa, somando-se ao estudo dos movimentos sociais e da participação política popular.

Além disso, foram apresentados trabalhos resultantes de projetos de extensão universitária, iniciação científica, pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) e pesquisas de docentes.