‖ ‖ ‖ Daniele Seridório ‖ ‖ ‖
O Dart Center for Journalism and Trauma, da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, publicou o manual Tragedies & Journalism com o objetivo de auxiliar jornalistas a cobrir eventos traumáticos com sensibilidade, atenção à dignidade das vítimas e dos envolvidos e respeito. A ideia é proteger as vítimas envolvidas nas tragédias que serão as fontes da notícia, o público que vai receber aquela informação e imagens de violência, e o próprio jornalista, que está em constante contato com tragédias em seu dia a dia profissional.
O texto é dividido em oito partes que abordam as distintas fases da rotina jornalística de produção da notícia (entrevista, escrevendo sobre a vítima, escrevendo sobre tragédias que impactam uma comunidade, o jornalista, gestão de equipes de reportagem e o jornalista como primeira pessoa a chegar ao local da tragédia), da publicação da notícia (a utilização e a escolha de imagens) e os efeitos que podem surgir nos jornalistas que lidam frequentemente com tragédias, mortes e imagens impactantes (estresse pós-traumático). Em cada uma das oito partes, o texto indica como o jornalista deve agir e o que é melhor evitar, como por exemplo, numa entrevista com uma pessoa que perdeu um familiar ou um amigo, nunca dizer “Eu sei como você se sente”.
Um ponto interessante do manual é a humanização do jornalista. O repórter, apesar de tentar parecer objetivo, também tem sua sensibilidade. No texto, na seção “O Jornalista”, estão listadas maneiras de lidar com a tragédia, como procurar algum colega ou profissional com que conversar, e principalmente, conhecer limites emocionais. A última seção do manual aborda o tema do estresse pós-traumático em jornalistas, algo pouco debatido nas redações e nas faculdades de jornalismo. O manual enfatiza que o jornalista lida diariamente com violência e tragédias, assim como policiais e bombeiros.
Iniciativas como essa são importantes para a revisão dos critérios de produção de notícia dentro das redações e também para alimentar a discussão em sala de aula. O manual é um guia para profissionais, estudantes e professores de jornalismo.