Google News Lab e a qualidade do jornalismo na era digital


‖ ‖ ‖ Larissa Zapata ‖ ‖ ‖

 

O novo portal do Google News Lab é uma plataforma que incentiva a utilização de ferramentas digitais por jornalistas e profissionais da mídia para que possam melhorar a qualidade de suas reportagens e tornar as notícias cada vez mais acessíveis aos leitores. O News Lab ajuda na apuração de dados por meio de informações e ferramentas que o Google oferece, como Maps, Pesquisa, Tradutor, YouTube e Trends.

O site é dividido em quatro categorias: Pesquisa, Relatório, Distribuição e Otimização. Por meio dessas categorias, é possível interpretar dados, verificar a confiabilidade de fotos e analisar pesquisas de opinião. Além disso, vídeos curtos com tutoriais e estudos de caso sobre redações que utilizam as ferramentas também estão no site, como, por exemplo, os casos dos jornais The Guardian e The New York Times.

A plataforma Google Trends foi atualizada para operar ao lado do News Lab. Agora ela oferece dados em tempo real, informações utilizadas por outros jornalistas e o feedback de notícias em várias redações.  

O site possui uma organização das ferramentas que facilita o profissional a encontrar o que precisa, e indica o tempo estimado necessário para utilização de cada ferramenta, o que é de grande importância para jornalistas que trabalham com deadlines curtos.

Além do News Lab, foram apresentados também outros projetos como o First Draft, o Witness Media Lab e o YouTube Newswire, além de parcerias com empresas startups  como a Matter, aceleradora de mídia, e a Hacks/Hackers, grupo global para desenvolvedores e jornalistas.

Os projetos são voltados para o jornalismo cidadão e permitem que qualquer pessoa com um smartphone possa enviar vídeos, áudios, fotos e informações para a plataforma criada pela Google.

O News Lab é aberto e gratuito, porém, inicialmente, a equipe do portal operará apenas nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. No entanto, a Google afirma que no futuro a ferramenta deverá ser expandida.

Um vídeo publicitário sobre a iniciativa pode ser acessado aqui.