‖ ‖ ‖ Natália Gonzales ‖ ‖ ‖
A Unas (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região) criou um programa de capacitação para o uso de redes sociais como canal de divulgação mercadológica.
O foco do projeto, que tem o apoio do Facebook, é a democratização e maior alcance da internet e das redes sociais nestas comunidades. Universalizar o conhecimento sobre o uso da internet é fundamental para limitar o impacto negativo da exclusão digital para os setores mais marginalizados socialmente.
O Brasil é o país com a população mais ativa em redes sociais da América Latina, seguido por México e Argentina. Espaços como as favelas, entretanto, são geralmente esquecidos por grandes empresas.
Projetos sociais como esse ultrapassam o simples aprendizado de uma nova estratégia de comunicação baseada na promoção de uma determinada marca em uma mídia social. As ações possibilitam um cenário que permite uma maior democratização da informação e do conhecimento, estes muitas vezes são “enjaulados” em cursos com palestrantes renomados, em bairros de alto padrão com altas taxas de inscrição. Até que ponto a informação realmente está sendo tratada como direito fundamental a todos?
A sociedade contemporânea presencia uma fase de muitas transformações e mudanças diante da globalização, da desterritorialização da informação, do conhecimento com as novas tecnologias das quais emergem novos paradigmas sociais, culturais, econômicos que, porém, acarretam problemas em todas as instâncias sociais. Considerando as mudanças apresentadas, principalmente, pelo crescimento das novas tecnologias, vê-se um crescimento exponencial de ferramentas e estratégias pautadas em recursos que envolvam a tecnologia, em algum sentido. Atualmente, esse cenário digital é tido como algo cada vez mais concreto e presente no dia a dia de empresas e indivíduos.
As tecnologias de informação e comunicação ainda convivem com a exclusão digital, considerando que significativa parcela da população ainda não possui acesso à internet, logo à grande quantidade de informações.
No ramo empresarial, a falta de acesso pode acarretar em diversas limitações no âmbito de promoção do negócio. Um empreendimento alheio às novas tecnologias limita seu campo de atuação com determinados públicos, visto o crescente acesso ao universo online cada vez mais pulverizado.