Métricas mudam para avaliar preferência de leitor online


‖ ‖ ‖  Mariany Granato ‖ ‖ ‖ 

 

Para atrair consumidores, a produção de conteúdo jornalístico online não deve estar preocupada apenas com os cliques. Segundo matéria do Wall Street Journal sobre a ferramenta Chartbeat, o importante é saber quanto tempo o usuário permanece em cada página visitada. O Chartbeat, que trabalha com métricas de verificação de tráfego online, considerando pageviews, visitantes ativos e visitas por período de tempo para auxiliar estratégias de geração de conteúdo e venda de espaços publicitários na web, repensou a forma de medir a navegação na rede.

As medidas para calcular a eficácia de uma matéria desenvolvida para a web eram o número de cliques que recebia durante um determinado período. Mas a equipe do Chartbeat percebeu que, muitas vezes, a maioria dos leitores não permanecia tempo suficiente na página para que a leitura fosse concluída. Por isso, o sistema alterou a métrica de número de cliques para o tempo em que os usuários permanecem na matéria.

CEO do Chartbeat, Tony Haile afirma, na matéria do Wall Street Journal, que um dos mitos do comportamento na web é relacionado à leitura de todo material que clicamos. Depois de uma análise realizada pelo mesmo site, com 2 bilhões de visitas na web durante um mês, constatou-se que a maior parte das pessoas que clicam em uma matéria não a leem. Ou seja, o número de pageviews, métrica que conta o número de vezes que as pessoas carregam uma página, não significa mais o número de leitores efetivos.

A métrica baseada apenas em cliques sugeria que o conteúdo deveria ter uma manchete atraente e ponto final. Preocupações com a qualidade do conteúdo seriam secundárias; teoricamente, o jornalista já teria atingido o objetivo de atrair usuários para sua página. Mesmo que não fossem leitores de fato, já seriam computados como medida importante para persuadir anunciantes.

A nova medida pode fazer com que os desenvolvedores de conteúdo online aprimorem a qualidade do material para atrair e reter a atenção dos leitores. Estatísticas divulgadas pela pesquisa realizada pelo Chartbeat indicam, também, que se o usuário passar mais de três minutos em um site, há chances de retornar a visita. Portanto, é necessário que a cultura da web de cliques evolua para uma cultura de ‘web atenção’, na qual a qualidade do conteúdo é tão importante quanto sua chamada.