‖ ‖ ‖ Emanuelly Silva Falqueto ‖ ‖ ‖
Em 22, 23 e 24 de abril acontecem na Unesp em Bauru a X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e a V Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã. Os eventos vão discutir as relações entre mídia e cidadania, envolvendo tanto profissionais, professores, estudantes de graduação, pós-graduação quanto a comunidade em geral.
Os eventos oferecerão várias atividades focadas no tema central deste ano, “Mídia Cidadã e Movimentos Sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva”. No menu de atividades constam: oficinas, mostra de vídeo cidadão, feira de mídia cidadã, apresentações de trabalhos, lançamento de livros e painéis temáticos. Os painéis propõem a discussão de temas como mídia cidadã e as minorias sociais, como se representam e como são representadas; mídia cidadã inclusiva; mídia cidadã e os desafios da digitalização; e mídia cidadã e economia criativa.
“O Mídia Cidadã vai oportunizar que sejam trazidas para a cena midiática diversas nuances, de múltiplos atores sociais, que desempenham ações significativas, em seus diversos espaços de interações sociais e, mais especificamente, nos processos de produção, mas que, muitas vezes, estão à margem dos sistemas massivos”, enfatiza a docente Maria Cristina Gobbi, do Comitê Executivo da organização do evento. “Igualmente irá analisar como no cenário de desigualdades sociais e resistências sociais está sendo desenhado um novo conceito de comunicação mediada, muitas vezes mais acessível, onde antigos consumidores são produtores e não somente protagonistas das notícias em seus diversos âmbitos, possibilitando o desenvolvimento de uma mídia inclusiva”.
O objetivo é possibilitar o intercâmbio entre vários profissionais, pesquisadores locais, nacionais e internacionais, alunos e a comunidade a fim de proporcionar a participação, o diálogo e a troca de experiências para a consolidação da cidadania. O evento tem caráter internacional e preencherá uma lacuna importante ao trazer para a comunidade acadêmica, profissionais e demais interessados a discussão sobre o atual estágio de desenvolvimento e de produção nos múltiplos processos comunicativos, nas mais expressivas mídias, ampliando o olhar para o narrador e o discurso no contexto da América Latina”, diz Gobbi. “O resultado propiciará espaços de intercâmbios, promovendo diálogo entre pesquisadores, setores produtivos, governo, lideranças comunitárias e a sociedade civil organizada, dando incremento cognitivo às pesquisas realizadas na universidade”.
O Mídia Cidadã é realizado por uma parceria entre a Rede de Mídia Cidadã, a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), o Departamento de Comunicação Social (DCSO), os Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e em Televisão Digital (PPGTVD), e o Grupo (CNPq) Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA) da UNESP.
Para mais informações e inscrições, clique aqui.