‖ ‖ ‖ Cinthia Quadrado ‖ ‖ ‖
A busca pela inovação no ensino e os desafios da produção e do compartilhamento do conhecimento fizeram com que as tecnologias de comunicação e informação (TIC) obtivessem um papel cada vez mais importante para a popularização do acesso à educação. Explorar as tecnologias a fim de contribuir com a expansão das oportunidades de aprendizagem tornou-se objetivo dos bancos de recursos educacionais abertos, como o Unesp Aberta. Um recurso adicionado ao Unesp Aberta em agosto é o curso Comunicação pública, cidadania e democracia digital, produzido com os recursos de um edital da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp com o apoio do Núcleo de Educação a Distância da universidade, destinado a “aprimorar os resultados da aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento de propostas que normalizem a inserção das TICs no ensino e aprimoramento da experiência em EaD da Unesp”.
O curso, de acesso aberto, possui material empregado em aulas semipresenciais da disciplina homônima do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. Para acessá-lo, é necessário fazer um cadastro gratuito e rápido.
No curso, foram utilizadas abordagens sistêmicas e holísticas na identificação e apropriação de recursos educacionais mais adequados à temática de ensino e pesquisa, e produção e remix de conteúdo digital multimídia.
Os materiais didático-pedagógicos do curso online se relacionam aos itens do conteúdo da disciplina de pós-graduação, como Informação, internet e aprendizado; Internet e comunicação para a democracia: a experiência internacional e Graus de democracia digital explorados no Brasil. Os materiais abrangem PDFs interativos produzidos com estratégias de design instrucional e vídeo-animações que empregam textos-síntese dos tópicos do conteúdo programático, sugestões de estudo, pesquisas e análises, além de entrevistas com docentes e usuários da informação digital.