‖ ‖ ‖ Cinthia Quadrado ‖ ‖ ‖
Lançado em outubro, o projeto O Jornalismo no Cinema divulga material informativo e analítico em torno da abordagem que o cinema produziu sobre a imprensa e o jornalismo em diversos países e épocas.
Em sua primeira fase, os integrantes do projeto trabalham com filmes produzidos a partir de 2000. O conteúdo consiste em uma ficha técnica do filme, sinopse, análise exploratória sobre como a obra aborda tanto o jornalismo quanto a mídia, e links para informações e análises adicionais.
O Jornalismo no Cinema parte de dois principais referenciais teóricos articulados. O primeiro considera o filme como um discurso desenvolvido em processo, artístico, industrial e mercadológico, constituído por uma linguagem de elementos como montagem, plano, movimento, angulação, música, efeitos sonoros, cenário, figurino, fotografia, cenografia, argumento, roteiro, narrativa (que inclui enredo, personagem, espaço, tempo, narrador, tema), atores e discurso (representação social dos temas, valores, acontecimentos, práticas e instituições).
O segundo considera o jornalismo como uma instituição desenvolvida principalmente a partir do final do século 19, resultante de fatores econômicos, políticos, sociais, históricos, culturais, organizacionais e tecnológicos, que se relacionam com seu público em momentos de tensão, contradição, apoio e alianças. Ele também é considerado como um agente importante para a informação, formação, entretenimento, publicidade e manipulação. Em momentos e perspectivas variadas, as possibilidades de problematização do jornalismo estão colocadas no mundo contemporâneo, e o cinema é um dos espaços de reflexão, denúncia e reconhecimento dessa trajetória contraditória.
O projeto é realizado como extensão universitária no âmbito do curso de jornalismo da Faac (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação) da Unesp e conta com a participação de alunos da graduação, professores e de alunos do curso de Pós-graduação em Comunicação da Faac. É coordenado pelo professor Célio Losnak e pelas acadêmicas Lara Sant’Anna e Priscila Belasco. Financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unesp, tem o apoio do Departamento de Ciências Humanas e do Grupo de Pesquisa Mídia e Sociedade.