‖ ‖ ‖ Cinthia Quadrado ‖ ‖ ‖
O jornal britânico The Guardian lançou um projeto multimídia para relembrar os 100 anos da Primeira Guerra Mundial. A iniciativa está disponível em sete línguas – inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, árabe e hindi.
A história do conflito é contada em sete capítulos com vídeos, fotos, entrevistas, áudio e poemas pesquisados em vários acervos ao redor do mundo – boa parte deles vindos do Imperial War Museum. Cada um começa com um vídeo e termina com mapas interativos que permitem ao internauta se aprofundar na história com o auxílio do conteúdo do acervo do jornal.
O primeiro capítulo retrata como foi a adesão de cada país ao lado dos Aliados e do Eixo. A sequência mostrada no mapa segue a ordem dos conflitos e, a cada adesão de um país, há um pequeno resumo sobre os acontecimentos.
No segundo, é possível explorar as trincheiras, tanto do lado dos Aliados, quanto do lado da Alemanha. Pode-se ouvir informações sobre elas e ver uma galeria de imagens dos soldados.
Já o terceiro capítulo indica a posição dos impérios durante a guerra: alemão, britânico, francês, italiano, russo, otomano, austro-húngaro, português, bélgico e americano. Além de demarcar com cores os territórios, a plataforma interativa complementa a experiência com um texto sobre as regiões da época, com áudios das experiências dos soldados e matérias do jornal.
O quarto capítulo trata dos fronts de guerra. Cada um é demarcado com um ponto amarelo que indica sua localização e textos com informações sobre os conflitos. O quinto capítulo enfoca as milhares de mortes decorrentes da guerra. De acordo com a plataforma, “uma média de 6,046 mortes por dia”, ou seja, um total de mais de nove milhões de vidas. A destruição pode ser vista em uma série de fotos ou nos pontos coloridos que aparecem no mapa.
O último capítulo aborda as consequências da guerra. Acompanhada pelo poema For The Fallen, de Robert Laurence Binyon, a narrativa retrata como a guerra abalou diversos países e seus cidadãos.