‖ ‖ ‖ Mariany Schievano Granato ‖ ‖ ‖
A atenção aos baixos índices pluviométricos, principalmente na Região Sudeste, pauta recorrente dos últimos meses, ganhou uma ferramenta para acompanhar diariamente os níveis dos reservatórios.
O aplicativo desenvolvido pelo laboratório de inovações da Associação O Eco utiliza dados fornecidos publicamente pela Sabesp e indica o nível de mananciais de São Paulo como Alto Tietê, Alto Cotia, Rio Grande, Rio Claro e Cantareira, além de exibir informações de monitoramento diário sobre o volume de chuva registrado nos cinco reservatórios, incluindo variações de volume.
A previsão de ausência de chuva durante o primeiro semestre de 2014 levam meteorologistas a antever a possível falta de abastecimento de água no segundo semestre. A Sabesp, sob críticas, promove uma campanha de conscientização do uso da água, em formato digital.
Ao acessar o aplicativo, obtemos dados para fazer avançar o debate público sobre o assunto. Segundo a associação, a voz de quem não tem voz é valorizada pelo aplicativo ao favorecer a livre circulação de ideias de cidadãos comuns em relação a problemas ambientais.