‖ ‖ ‖ Mariany Schievano Granato ‖ ‖ ‖
Hábitos de consumo de informação e entretenimento no Brasil foram identificados por pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 indicou que a TV ainda possui alto alcance nas moradias brasileiras, apesar da popularização da internet.
O relatório da pesquisa conta com análise de dados realizada nas cinco regiões geográficas brasileiras, divididos em 848 municípios e Distrito Federal, e um total de 18.312 entrevistas de pessoas com mais de 16 anos de idade e com escolaridade a partir da quarta série do ensino fundamental.
Os resultados são estratificados por regiões brasileiras, idade, renda familiar, gênero, faixa etária, escolaridade, porte do município e atividade exercida pelo entrevistado.
Em média, o brasileiro passa 3h29 por semana em frente à TV. As mulheres (67%) ficam à frente dos homens (63%) na frequência de exposição ao meio. Famílias com renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos predominam entre o público da TV (66%).
Os conteúdos mais assistidos em geral são os telejornais, seguidos por programas de entretenimento.
Em segundo lugar, em relação à frequência de uso, com 3h07 em média durante a semana. O uso do rádio aumenta com a idade. “O percentual dos que ouvem rádio todos os dias (…) sobe de 15% entre os mais jovens para 26% entre a população com mais de 65 anos”.
A maioria dos brasileiros (53%) nunca acessa a internet. O contingente de 26% que acessa a rede com regularidade o faz durante a semana por 3h39 diárias.
A internet predomina entre as faixas mais jovens: 77% das pessoas com menos de 25 anos têm contato com a rede. Aqueles que moram nos maiores centros urbanos e com renda e escolaridade mais elevados são os que navegam mais.
O Facebook é visto como fonte de entretenimento e informação pelos pesquisados: 68,5% o acessam durante a semana.
A maioria dos brasileiros não possui internet em casa (52%). Mas, na faixa com renda superior a 5 salários mínimos, 78% têm acesso doméstico.
Apenas 6% dos brasileiros são leitores diários de jornais; 24% declarou que os lê uma vez por semana. A revista impressa ainda tem menor presença: 1% dos entrevistados têm contato com este meio diariamente, e 7% a leem semanalmente. Os veículos mais citados são de notícias e celebridades/fofocas.
A TV pública é conhecida por 37% dos entrevistados. No rádio público, 68% dos entrevistados declarou conhecer “A voz do Brasil”, dos quais 50% o avaliam como ótimo ou bom, e 32% o têm como fonte de informação.
O Portal Brasil, iniciativa de governo eletrônico e democracia digital na esfera federal, é conhecido por 24% os entrevistados; 18% conhecem a página web do Planalto, e 12%, o Blog do Planalto.
A pesquisa apurou a credibilidade da mídia. Para os entrevistados, o meio de mais confiança é o jornal impresso (53%), seguido por rádio (50%), TV (49%), redes sociais (24%) e blogs (22%).