‖ ‖ ‖ Bianca Didoni ‖ ‖ ‖
Com uma ideia criativa e didática, o site Recontando, voltado para o público infantil, transforma a notícia em animações que ilustram explicam informações que repercutem nas mídias tradicionais.
Foi em um trabalho de pós-graduação que a jornalista Simone Ranzoni iniciou sua pesquisa em busca de alternativas para fazer com que as notícias fossem explicadas para as crianças da geração conectada.
Se os pequenos estão cada vez mais curiosos e tecnológicas, utilizando smartphones, tablets e computadores em convergência midiática, as ferramentas multimídia para eles tendem a permanecer na mesmice, na forma de jogos que ajudam a memorização, o desenvolvimento de habilidades e contribuem para o processo de aprendizagem, mas param por aí. Já a ideia de recontar fatos do dia a dia pode inovar o campo da informação online, gerando cidadãos mais questionadores e atentos aos fatos cotidianos.
O site possui um conselho editorial formado por quatro crianças, que opinam sobre o que deve ser esclarecido nas notícias diárias. As animações, produzidas por profissionais de jornalismo e design, procuram responder às questões de vocabulário e conhecimento.
A iniciativa de explicar as notícias para crianças em uma linguagem decifrável pode estabelecer um divisor de águas para o uso da tecnologia diante do bombardeio de informações, que exige, por exemplo, saber filtrar os sites de notícias e identificar propagandas enganosas na interação com o ambiente digital. Para uma geração que nasceu sob o advento da internet, as informações disponíveis na rede podem ampliar a consciência sobre os problemas da sociedade e estimular o engajamento social.