‖ ‖ ‖ Nádia Pirillo ‖ ‖ ‖
Neste ano, serão concluídas a segunda e a terceira edição do programa Mídias na Educação, do Ministério da Educação, que proporciona formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula.
Lembre-se das suas aulas no ensino fundamental e médio. Quantas vezes seus professores falaram sobre os meios de comunicação de massa para a turma? E dessas vezes, em quantos momentos foram propostos debates e reflexões acerca do papel desses meios na sociedade?
Se sua resposta foi “poucas vezes”, não se preocupe, você não é o único. A maioria das escolas e professores brasileiros não se atenta em preparar os alunos para uma formação crítica e reflexiva sobre os meios de comunicação tradicionais e as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Isso ocorre, principalmente, porque as mídias – televisão, rádio, impressos e internet- são vistos como “instrumentos” de divulgação de informações e não como meios formadores de opiniões, que trazem ideologias em todo seu contexto de produção da mensagem. E essa base teórica é fundamental para a formação de cidadãos críticos.
O programa Mídias na Educação é uma tentativa de mudar esta realidade. Ele foi lançado em 2005 no formato de curso a distância, com estrutura modular. Sua elaboração envolve uma parceria da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC com mais de 30 universidades públicas brasileiras e secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país. Todas essas instituições são responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos e, ainda, capacitação de tutores. O curso é direcionado a professores da educação básica. Em 2012, o curso chegou a sua quarta oferta, já tendo formado especialistas da primeira oferta. A conclusão da segunda e terceira ofertas será no final deste ano e, da quarta oferta, em 2013.
O curso possui três módulos: básico, intermediário e avançado. O módulo básico (120 horas) inicia a discussão do uso de mídias em sala de aula, trazendo a aplicabilidade e os fundamentos das diferentes mídias no processo de aprendizagem. Já o módulo intermediário (180 horas) traz discussões mais aprofundadas acerca dos temas debatidos no nível básico, explicando, mais detalhadamente, cada uma das mídias e suas possibilidades de uso na educação. O último módulo, o avançado (360 horas), aborda a convergência de mídias, um tema mais complexo, porém, extremamente importante quando se fala de mídia atualmente. Entre os objetivos do curso estão: apontar as linguagens mais adequadas para cada tipo de veículo, incorporar programas da Seed (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola) às aulas e ajudar o professor a criar uma formação crítica dos alunos em relação aos meios de comunicação.
Esta iniciativa do MEC já demonstra a preocupação do governo federal com o uso diferenciado das mídias dentro da sala de aula. Porém, são necessárias ainda muitas análises e discussões acerca deste tema, tão atual quanto importante: este curso supre as necessidades do uso de mídias na educação na atualidade? Existem habilidades específicas para entender as diferentes mídias? Qual deve ser a participação de cada componente do processo pedagógico? São necessárias pesquisas para contribuir com o avanço do conhecimento sobre este assunto.