‖ ‖ ‖ Adriana Donini e Jéssica de Cássia Rossi ‖ ‖ ‖
Com a divulgação da mudança da atuação da mulher na sociedade brasileira, nos últimos anos, também houve maior interesse dos meios de comunicação em ter espaços dedicados a esse público.
Sobre a imprensa feminina brasileira, Jônatas Filipe Mesquita e Igor Savenhago, autores do artigo “A mulher na imprensa: discriminação ou emancipação?”, publicado na edição de 29 de março de 2011 do Observatório da Imprensa, citam que:
Não se pode afirmar que a imprensa feminina no Brasil contribuiu para uma emancipação total da mulher brasileira. Pelo contrário, estipulou parâmetros de como a mulher deve ser e se portar, o que faz com que exista uma pressão em vários setores da sociedade quando o assunto é a mulher, que deve, por exemplo, conservar a juventude para se destacar em algumas esferas sociais. Não importa quantos anos tenha, deve aparentar jovialidade.
O público feminino teve produções exclusivas em emissoras de rádio, suplementos de jornais, revistas e, mais recentemente, na internet. Atualmente, há diversos portais que abrangem conteúdos diversos, mas reservam uma parte para publicar textos direcionados às mulheres.
A jornalista Ana Paula Padrão também se interessou por esse segmento e pelas possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias e, em 9 de agosto, lançou o portal Tempo de Mulher, que conta com o apoio de diversas empresas de grande porte, que comercializam planos de saúde, refrigerantes, automóveis etc.
Segundo declaração de Ana Paula, concedida durante coletiva de imprensa e publicada em vários meios de comunicação como a Revista Imprensa, a intenção foi projetar o portal como um banco de dados permanentemente alimentado por diversos instrumentos, com monitoramento de redes sociais, pesquisas tradicionais e online, além de criar um canal por meio do qual as mulheres formadoras de opinião pudessem promover encontros permanentes e desenvolver estratégias conjuntas.
Ao acessar o Tempo de Mulher, é possível perceber que a maioria dos tópicos contemplados são os mesmos de publicações destinadas ao público feminino como “Beleza”; “Receitas”; “Casa & Decoração”; “Família”; e “Sexo”. As dicas são outro aspecto de semelhança com os demais veículos. Encontramos, por exemplo, expressões como “Estabeleça direitos deveres”; “Seja mais ativa”; “Poupe primeiro, gaste depois”.
Mas, além das seções mais comuns em produtos midiáticos voltados às mulheres, o portal também inclui os assuntos “Trabalho” e “Dinheiro”, que apesar de constarem em algumas publicações ainda não são tão comuns, além do tema “Educação”.
No entanto, vale destacar que as matérias publicadas em “Dinheiro” se restringem a “organizar as finanças e poupar dinheiro”. Esse tópico não traz outros assuntos que também poderiam interessar ao público feminino como a situação econômica do país. A seção apenas aborda elementos ligados à vida financeira pessoal de cada mulher.
Os conteúdos do item “Educação”, de certa forma, podem ser considerados diferenciais, apesar de não haver profundidade. Há uma matéria sobre intercâmbio, outra que aborda cursinho pré-vestibular e uma notícia de educação a distância para professores, temas enfocados não especificamente para a mulher, e que, de certa forma, não ficam restritos a abordagens de matérias que costumam ser direcionadas ao público feminino.
Nota-se também que há matérias mais elaboradas como o “Dia de Feirante”, na seção “Trabalho”. Já, em outros casos, há apenas a reprodução de uma notícia, aspecto perceptível em “Curso a distância para professores”, produzida pela Secretaria de Educação a Distância.
Ainda sobre os conteúdos, no espaço “Saúde”, embora existam assuntos são muito comuns, como “como entrar em forma para o verão”, também há a divulgação de pesquisas científicas. Assim, nesse caso, o portal não está focado apenas em dicas de emagrecimento, como se observa em diversos veículos.
Na página inicial do Tempo de Mulher, percebe-se destaque para temas recorrentemente voltados para o público feminino, como produtos de beleza, famosos e receitas, que não condizem com a proposta do portal de reunir e organizar o público feminino para ações em defesa dos interesses da mulher.
De modo geral, o portal Tempo de Mulher apresenta inovações nos assuntos e conteúdos direcionados ao público feminino. Ele introduz novos temas como “Trabalho”, “Dinheiro” e “Educação” e aborda conteúdos como a divulgação de pesquisas científicas sobre saúde que oferecem a possibilidade de estimular as mulheres a aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Há também ícones de redes sociais. Entretanto, o veículo apresenta limitações, como reproduzir matérias de outros sites e abordagens superficiais.