Mídia social incita “churrasco popular” em Higienópolis


‖ ‖ ‖  Larissa Tomazini ‖ ‖ ‖

 

O anúncio de que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) mudou o local em que instalaria uma nova estação causou protestos na internet e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter, no dia 12 de maio.  Havia sido anunciada a construção de uma estação no bairro de Higienópolis, tradicional bairro de elite da capital paulista, mas o projeto foi alterado, transferindo a obra para o bairro do Pacaembu.

Como resposta à mudança no projeto do Metrô, centenas de pessoas aderiram ao movimento chamado “Churrasco da gente diferenciada”, em que os participantes se reuniram em frente ao shopping Higienópolis para protestar. O nome do churrasco foi dado devido a uma entrevista concedida por uma moradora do bairro, na qual, quando questionada o porquê dela ser contra a construção da estação no bairro, respondeu: “Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…”.

O “churrasco da gente diferenciada” foi planejado por meio de redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Em menos de um dia, 13 mil pessoas já haviam confirmado presença no evento. Diante desse dado, é possível notar a grande influência que as redes sociais têm sobre as pessoas, principalmente os jovens. Depois do churrasco, outras propostas de manifestações de mesmo cunho surgiram pelas redes sociais, fazendo com que, dessa forma, o debate sobre esse tipo de assunto não acabe.

O churrasco virou notícia na mídia. Em alguns jornais foi tratado como assunto sério, contudo, em outros foi retratado com certo humor. Houve charges e sátiras sobre o assunto. O “churrasco da gente diferenciada” mostrou que é possível transformar idéias que surgiram nas redes sociais em fatos reais.