Aline Meneguini
Profissionais de rádio reuniram-se em São Paulo, em maio, no evento Brasil Rádio Show a fim de trocar experiências sobre as perspectivas do veículo. O evento teve cobertura na internet pelo portal Comunique-se, no qual foram divulgadas reflexões dos participantes.
Depoimento que ganhou destaque no portal vem do jornalista Heródoto Barbero, atualmente apresentador do Jornal da Record News, no Brasil Rádio Show. “O meu rádio é uma tela de computador, não é mais aquela caixa velha que todo mundo mostra, esse paradigma está sendo quebrado”, disse Heródoto. Para ele, o rádio esta cada vez mais na internet.
A discussão sobre o rádio diante das novas tecnologias não é novidade. No passado a TV, considerada uma ameaça, e hoje a internet, com novos comportamentos, linguagem, atores sociais e dinâmicas tem se tornado imperativo de transformação e adaptação do rádio.
O veículo se mantém firme, a cada dia buscando novas alternativas para continuar vibrando nos tímpanos dos seus ouvintes, ora convergidos em telespectadores sedentos por imagens, ora em internautas exigentes, que querem além de ouvir, ver, clicar, parar, retroceder, ir para outra página, comentar, curtir e compartilhar com seus amigos o conteúdo.
Refutando os descrentes da transposição do rádio para internet, as tradicionais emissoras de rádio vêm ampliando suas plataformas de transmissão, expandindo seus conteúdos na rede, e com isso alcançam resultados promissores. Luis Artur Ferrareto aponta que a CBN, com sede em São Paulo, que detém audiência média de 25 mil ouvintes por minuto, somadas suas frequências em AM e FM, já contabiliza mais de 70 mil assinantes de podcasts de seus principais comentaristas.
A integração do rádio à internet é realidade possível. O rádio está vivo. Os ruídos sobre seu fim é que precisam ser harmonizados. A convergência precisa ser discutida com seriedade e complexidade. Hoje receptor e emissor estão difusos e indistintos, e a eficiência do processo comunicativo dialógico e participativo pelas redes sociais influenciará o sucesso das emissoras de rádio. Em compasso com as mudanças tecnológicas, o rádio continua sendo o meio de comunicação presente na vida dos brasileiros, a cada dia acompanhando o novo, convertendo suas ondas hertzianas em podcasts e pixels na tela dos computadores.