Comunicação, práticas sustentáveis e responsabilidade social


‖ ‖ ‖  Por Anne Ferraz ‖ ‖ ‖


A responsabilidade social empresarial é um assunto de importância para empresas que desejam demonstrar seu engajamento com os stakeholders. Se antes, princípios como sustentabilidade, responsabilidade social e valores empresariais eram ignorados por organizações, hoje essas tendências cada vez mais devem ser exploradas e difundidas entre as práticas corporativas.

O Global Reporting Initiative (GRI), instituição pioneira na criação de relatórios de sustentabilidade, estabelece princípios e indicadores que as organizações podem usar para mensurar seu desempenho econômico, ambiental e social, abrangendo diversos segmentos da economia mundial, como energia, mineração, alimentação e finanças. Em 2010, em parceria com a Fundação Novo Jornalismo Ibero-Americano, a Fundação Avina e o Programa de Estudos de Jornalismo da Universidade Javeriana, o GRI iniciou o desenvolvimento de diretrizes para o setor de comunicação. Uma consulta pública dos documentos em produção estará aberta até agosto de 2011.

As orientações para empresas de comunicação envolvem políticas de gestão que não devem ser consideradas como custo, mas sim como parte da própria estratégia empresarial. O objetivo é focar o impacto das tendências de sustentabilidade, riscos e oportunidades sobre as perspectivas de longo prazo e o desempenho financeiro da organização.

Para o setor de mídia, existem particularidades, como uso de papel, tintas e técnicas de impressão ecológicos, adoção de tecnologia para economia de energia e racionalização do descarte de materiais eletrônicos.

Já no âmbito social, o relatório deve abordar os impactos das empresas de comunicação sobre os sistemas sociais, como práticas de trabalho, direitos humanos e igualdade. O conteúdo da mídia deve representar a diversidade de opiniões, assuntos, idéias e cultura.

Em vários segmentos, empresas de todo o mundo, inclusive do Brasil, já apresentam seus relatórios de sustentabilidade e engajamento social periodicamente, e o setor de comunicação também deve demonstrar sua preocupação nesse sentido.

Um exemplo de participação ativa é o The Guardian, do Reino Unido, que publica anualmente seu relatório de sustentabilidade. O jornal se preocupa em demonstrar aos leitores, colaboradores, anunciantes, fornecedores e outras comunidades o seu compromisso com um futuro sustentável.

Entre as ações promovidas pelo The Guardian para reafirmar seu comprometimento, estão: neutralização da emissão de carbono; inclusão de padrões ambientais em seus equipamentos; monitoramento do uso da energia; reciclagem. O The Guardian também segue os guias e princípios do GRI, de forma a buscar a qualidade dos critérios de avaliação de seu desempenho.