Interesse por celebridades influencia ranking de notícias


Juliana Baptista

Muitos sites de jornalismo possuem, em sua página inicial, uma espécie de ranking contendo as notícias mais lidas do dia. As notícias que lideram a lista refletiriam os interesses de seu público.


Em uma análise das notícias mais lidas durante uma semana — de 07 a 13 de março de 2011 — nos portais G1 e R7, nota-se que as mais lidas abrangem pouca variedade de assuntos.

Um grande número de notícias inusitadas chama a atenção do público do portal G1, como por exemplo, sobre uma garota ser avó aos 23 anos ou um ladrão que fica entalado durante um assalto. Quando se trata de notícias policiais, as mais vistas são aquelas mais trágicas (como o carro alvejado com 88 tiros, o pedreiro que matou uma jovem com um caco de vidro ou o jovem que teve seu órgão sexual mutilado durante uma briga). Em dias “comuns” o público do G1 vê algumas notícias factuais, sobre celebridades e grande número de notícias bizarras (como um homem que engole cobras) e com algum apelo sexual (como a modelo que mostra os seios ou a aula de educação sexual). Mas quando ocorreu o terremoto no Japão, praticamente todas as notícias de sexta até domingo (último dia da análise) do ranking das mais lidas só tratavam da catástrofe.

No R7 as notícias mais lidas quase sempre abordam o mesmo tema: o reality show Big Brother e a vida das celebridades. Poucas vezes podemos ver nas mais lidas alguma notícia sobre outro assunto. Nesta semana analisada, entre 35 notícias, vimos apenas três sobre esportes, duas sobre a audiência da Record em relação à concorrência e uma notícia policial (da mulher que sobreviveu a 39 facadas do ex-marido). O terremoto do Japão não “afetou” o ranking das mais lidas do portal. O fenômeno, que ocorreu na quinta-feira só foi chegar nas mais clicadas na sexta-feira, ocupando duas das cinco posições. Mas, no sábado, ocupou apenas um lugar e, no domingo, já tinha perdido espaço novamente para celebridades e acontecimentos do Big Brother. No R7 também podemos notar que grande parte das notícias tem apelo sexual (como por exemplo, Maria do BBB conta que se masturbou no programa, Playboy divulga fotos de Ariadna nua ou Maria dorme sem calcinha). Durante os sete dias analisados, pelo menos uma notícia por dia possuía alguma referência a sexo ou nudez.

Pode-se estimar que o público do G1 e do R7 possui interesses comuns, como celebridades e notícias com apelo sexual. Mas o público do G1 estaria mais preocupado com assuntos de grande repercussão internacional (como, no caso, o terremoto no Japão), enquanto o público do R7 se preocuparia mais com a vida dos famosos e o que acontece no Big Brother.

É irônico perceber que, em seis dias dos sete analisados, as notícias do Big Brother ocuparam grande espaço no ranking das mais clicadas no site do R7. Podemos perceber que um programa de TV da emissora concorrente é o que mais interessaria ao público do portal da Record. Já a “incoerência” do G1 é que ao mesmo tempo em que seu público possui interesse por notícias de grande impacto, também lê muitas notícias de fatos incomuns e peculiares (tanto que o portal possui uma editoria específica chamada Planeta Bizarro, que possui somente notícias inusitadas e curiosidades de todo o mundo).


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