Aline Camargo
O programa Roda Viva, da TV Cultura, provavelmente o mais antigo programa de entrevistas da TV brasileira ainda no ar, passou por mudanças. No ar desde 1986, não escapou dos efeitos da troca de comando da emissora, que passou do jornalista Paulo Markun para o economista João Sayad.
Deve haver outras novidades. Em entrevista à imprensa, Sayad afirmou que a reformulação na grade de programação, incluindo programação infantil, deve ocorrer a partir de março de 2011.
O Roda Viva tem exibido um acervo de ideias, indicando a temperatura política do país a partir de suas entrevistas com temas contemporâneos. O espaço para a apresentação de conceitos e análises possibilita a reflexão sobre assuntos de interesse público.
Nestes 24 anos de programa, com cerca de 1100 entrevistas, 2500 entrevistadores e especialistas e 10 jornalistas apresentadores, não foram poucas as mudanças. A tecnologia trouxe interatividade ao programa, que por meio de um canal de bate-papo utiliza conteúdos multimídia para contextualizar o tema em questão, e disponibiliza três ângulos simultâneos: o programa ao vivo, os bastidores e os desenhos do cartunista Paulo Caruso, que marca com desenho rápido e humor certeiro momentos importantes do programa.
A nova apresentadora é a jornalista Marília Gabriela, a 11ª na história da atração, que dá a entrevista um tom respeitoso sem, no entanto, deixar de “cutucar’ ou satirizar o entrevistado, como também fazem os jornalistas convidados como entrevistadores, a fim de obter respostas sobre temas mais polêmicos, o que pode ser exemplificado por este programa exibido em 18 de outubro.
Os entrevistados passaram a ser questionados também por dois jornalistas fixos do programa, Paulo Moreira Leite e Augusto Nunes, além de jornalistas e especialistas convidados a cada edição. A interatividade das câmeras e do cartunista permanece. O programa é apresentado às segundas-feiras, 22h, com reprise na madrugada de sexta-feira, à 1h. O acervo de entrevistas pode ser encontrado neste link.