Luise Sanches
A internet foi a menina dos olhos dos partidos políticos nas eleições 2010. Tentando atingir o maior número de pessoas, de diversas classes sociais, os partidos tiveram que atacar por todos os lados na busca por votos e, assim, a militância online nunca esteve tão forte como nesse ano.
Serra e Dilma se posicionaram na esfera virtual e utilizaram diferentes estratégias para atingir e interagir com seus públicos. Assim como a identidade de cada candidato, seus sites também diferiram em visual, direcionamento, conteúdo e interatividade.
O site do candidato do PSDB (serra45.com.br), logo em primeiro plano, apresentou as últimas notícias sobre seus projetos e visitas às cidades, com os depoimentos de cidadãos que se identificaram com o candidato e deixaram mensagens a seu favor. É na primeira página que se encontraram também os links para o que permitiu a maior interatividade dos candidatos com seus eleitores nessa eleição: as redes sociais. Houve links para o eleitor compartilhar, divulgar e opinar sobre Serra nas páginas de redes como Facebook, Twitter, Orkut e Buzz. Para os não tão adeptos das redes sociais, também foi possível encontrar no site formas mais simples para interagir, como o link para perguntas freqüentes e o link de cadastros pessoais e de amigos, exigindo assim somente o uso de correio eletrônico.
Serra ainda apresentou vídeos, fotos, áudios e um link intitulado “Saiba mais”, com mídias sobre biografia e notícias sobre Índio da Costa, candidato à vice-presidência.
O site da candidata do PT (dilma13.com.br), com um layout um pouco mais simples, também ofereceu ferramentas de interatividade, como Facebook, Twitter e Orkut, fazendo de sua comunicação na web uma eficaz ferramenta de mão dupla. A página reforçou sua proposta de continuidade dos oito anos de governo anteriores, destacando as mudanças trazidas por Lula da Silva e PT.
Para efetivamente interagir com seu público-alvo e utilizando o slogan “Para o Brasil seguir mudando”, Dilma enfatizou com simplicidade links como “Divulgue”, “Contato” e “Agenda”, em contraposição com as mídias sociais em destaque no momento. Além disso, a candidata criou um link chamado “Mulheres com Dilma”, com uma página da cor lilás, onde há espaço para as mulheres opinarem e divulgarem seus blogs e produções online.
Dilma também utilizou estrategicamente do storytelling para interagir. Através do link “Nossa Gente”, ela convidou o eleitorado a contar a própria história, através de texto com foto, ou através de um vídeo.
Em síntese, os dois candidatos usaram muitas ferramentas para atingir o máximo de pessoas e diferentes públicos possíveis, mas claramente cada um direcionou seu uso de acordo com seu público específico. As ações de Dilma Rousseff foram mais específicas e seguiram a mesma linha da publicidade feita no rádio e na televisão, com ênfase em Lula. Já Serra soube aproveitar e encontrar seu público, produzindo ferramentas de mídia eficazes.