+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Aparecida Hemiko Hirata
Fisiologia: estudo de anomalias no interior das células

Ciências Biológicas; Fisiologia; Fisiologia de Órgãos e Sistemas.

PUBLICADO EM 04.02.2014
 
Olá, meu nome é Aparecida Emiko Hirata, sou professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Sigo uma grande linha de pesquisa na área de fisiologia que busca, no contexto geral, o entendimento de vias de sinalização intracelular relacionadas à síndrome metabólica e ao estresse oxidativo. O objetivo da pesquisa é entender os mecanismos intracelulares, ou seja, como as células funcionam quando estão alteradas. Essas anomalias no interior das células são estudadas no desenvolvimento de doenças como o diabetes tipo 2, a obesidade e hipertensão, de modo que no futuro possa gerar associações com outros departamentos na tentativa de encontrar substâncias terapêuticas. O método utiliza modelos animais para que as doenças possam ser simuladas. Assim, depois que o animal está doente, caracterizamos o modelo experimental, tratamos a doença com alguma droga, estudamos as alterações que foram induzidas e observamos se a droga reverte a doença, focando principalmente no estudo dos mecanismos. Iniciei essa linha de pesquisa em 2006 e desde então conto com a colaboração de outros departamentos da própria UNIFESP e de alunos em iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de colaboradores de outras universidades como a USP.
Podcast produzido por Gabriela Arroyo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é pesquisadora da Universidade de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: resistência à insulina e estresse oxidativo.