+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Gustavo Jacob Lourenço
Pesquisa estuda as variações do DNA envolvidas no desenvolvimento de câncer de base de língua

Ciências Biológicas; Genética; Genética Humana e Médica.

PUBLICADO EM 26.11.2013
 
Olá, meu nome é Gustavo Jacob Lourenço, sou doutor em biologia molecular pelo Departamento de Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Recentemente, nosso grupo de pesquisadores desenvolveu o trabalho: “Identificação de genes de suscetibilidade herdada para o carcinoma de células escamosas de base de língua por genotipagem em larga escala”. O principal objetivo foi identificar polimorfismos genéticos, ou seja, variações no DNA, envolvidos com a alteração do risco para o desenvolvimento do câncer de base de língua. Para cumprir tal objetivo, utilizamos lâminas de micro arranjos de DNA que continham 500 mil polimorfismos. Foram avaliados amostras de DNA de 49 pacientes com câncer de base de língua e 49 indivíduos saudáveis. Realizados os experimentos, observamos frequências distintas de 6.609 polimorfismos de base única e selecionamos aqueles localizados em genes relacionados com o processo de carcinogênese. Assim, a pesquisa possibilitou identificar novos polimorfismos genéticos relacionados com o risco de desenvolvimento do tumor de base de língua e contribuiu para o entendimento da fisiopatologia da doença, buscando identificar novos alvos de terapias específicas para o tratamento da doença. O estudo durou três anos e contamos com a orientação da Profa. Dra. Carmen Silvia Passos Lima e a colaboração do Prof. Dr. Benilton Carvalho da Universidade de Cambridge da Inglaterra.
Podcast produzido por Gabriela Arroyo
Possui Doutorado pelo Departamento de Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP (2011), na área de concentração de biologia estrutural, celular, molecular e do desenvolvimento. Possui Mestrado pelo Departamento de Clínica Médica da FCM da UNICAMP (2006), na área de concentração de Ciências Básicas. Possui também Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Fundação Hermínio Ometto (2002). A identificação de anormalidades cromossômicas e gênicas, hereditárias e adquiridas, em tumores malignos constitui sua principal linha de investigação em pesquisa.