+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Osmar Cavassan
Pesquisa estuda a biodiversidade no cerrado de Bauru

Ciências Biológicas; Ecologia; Ecologia de Ecossistemas.

PUBLICADO EM 29.10.2013
 
Olá, sou Osmar Cavassan, professor adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista do campus de Bauru. Desenvolvi a pesquisa “Biodiversidade no cerrado: uma proposta de trabalho prático de campo no ensino de botânica e ecologia nos três níveis de escolaridade”, que fez parte do programa biota, da FAPESP. O programa tem o objetivo de conhecer e divulgar a biodiversidade do estado de São Paulo, e a nossa pesquisa estudava o cerrado da região de Bauru. A metodologia empregada utilizou levantamentos florísticos para conhecer as espécies vegetais existentes nos fragmentos de cerrado da região e a fitossociologia, método quantitativo que visa entender a estrutura da vegetação, como tamanho, número de indivíduos e relação de dominância entre as espécies. Para divulgação do conhecimento da biodiversidade do cerrado, criamos o projeto de extensão “passeando e aprendendo no cerrado”. O projeto, realizado em trilhas existentes na própria UNESP, conta com a colaboração de alunos e membros da equipe que participam do processo de conhecimento do cerrado. Os visitantes que recebemos são do ensino formal e não formal e participam de uma aula de campo sobre botânica, ecologia ou educação ambiental. a parceria com o programa biota foi encerrada, mas o projeto e o trabalho de campo continuam a acontecer. A pesquisa durou seis anos e contou com a colaboração de orientandos meus em níveis de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós- doutorado.
Podcast produzido por Gabriela Arroyo
Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Fundação Educacional de Bauru (1972), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Farias Brito (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Fitossociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, florística, fitossociologia, ensino de ciências e educação ambiental.