+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Marco Antonio Dos Reis Pereira
Projeto de extensão da Unesp estuda cadeia produtiva do Bambu

Ciências Agrárias; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

PUBLICADO EM 25.10.2013
 
Sou Marco Antonio dos Reis Pereira, professor assistente doutor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Bauru da UNESP. Sou o idealizador do projeto bambu, que vem sendo desenvolvido desde 1990 em nossa universidade. O projeto tem como finalidade a introdução e o cultivo de espécies prioritárias de bambu, de grande potencial econômico e tecnológico, que podem ser usadas desde a alimentação até a construção civil. O enfoque de nossa pesquisa é na cadeia produtiva do bambu, ou seja, no plantio, manejo, cultivo, produção de colmos e mudas, tratamento, processamento e confecção de produtos in natura e processados. O projeto possui um aspecto multidisciplinar e procura atuar na extensão universitária e inserção social, com o objetivo de transferir os conhecimentos adquiridos para a sociedade. Destacamos o Projeto Taquara, que conta com a participação de alunos de design, arquitetura e engenharia da UNESP Bauru, e o Projeto de Extensão realizado no assentamento rural horto de aimorés, em Bauru. Em todos esses casos, procuramos promover a sustentabilidade por meio de práticas de geração de renda com o uso de um recurso renovável e versátil, que é o bambu.
Podcast produzido por Gabriela Arroyo
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado (1992) e doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e especialização em bambu no "2001 Tcdc International Training Course On Bamboo" pelo CBRC - China National Bamboo Research Center (Hangzhou-China). Atualmente é professor adjunto e livre docente em Design e Construção com Bambu na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp campus de Bauru -S.P.), onde desenvolve pesquisas sobre a cultura do bambu, envolvendo as áreas de plantio de espécies prioritárias, manejo e produção de colmos, viveiro de mudas, irrigação com tubos de bambu, processamento de colmos, caracterização físico-mecânica de espécies, tratamento e desenvolvimento de produtos a base de bambu laminado colado (BLC). Atua também em projetos de extensão com comunidades agrícolas rurais utilizando a cultura do bambu, para fixação ao campo e geração de renda.