+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Silvania Lanfredi
PESQUISA ESTUDA MATERIAIS CERÂMICOS À BASE DE NIÓBIO E ISENTOS DE CHUMBO

Engenharias; Engenharia de Materiais e Metalúrgica; Metalurgia Extrativa.

PUBLICADO EM 26.07.2012
 
Sou Silvania Lanfredi, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Em minha pesquisa, busquei uma forma de preparar materiais cerâmicos à base de nióbio, um dos maiores recursos minerais do Brasil. O nióbio apresenta numerosas aplicações. Ele é usado em alguns aços inoxidáveis, em ligas de metais e também em tubos transportadores de água e petróleo, devido a sua resistência. O objetivo dessa pesquisa é conseguir preparar materiais isentos de chumbo e nanométricos, com partículas um milhão de vezes menor que um fio de cabelo, com aplicações na área de telecomunicação sem fio, em sistema wireless e em dispositivos como sensores de temperatura, filtros e capacitores. Investigamos as propriedades estruturais e elétricas das nanopartículas e das cerâmicas conversoras de energia mecânica em energia elétrica, à base de nióbio. Atualmente o nosso grupo de pesquisa – laboratório de compósitos e cerâmicos funcionais - Laccef é o único grupo de pesquisa no Brasil que realiza a caracterização elétrica e dielétrica de nanopós, através de ensaios não destrutivos. A pesquisa tem sido desenvolvida há mais de cinco anos e contou com a colaboração do professor doutor Marcos Augusto de Lima Nobre.
Podcast produzido por Wanessa Medeiros
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1993), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Electrochimie des Solides - Institut National Polytechnique de Grenoble (1997). Pós-doutorado pelo Instituto de Física de São Carlos - IFSC - USP (1998 - 2001). Atualmente é professor Assistente Doutor e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química - FCt/UNESP, Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa, Coordenadora do Laboratório de Compósitos e Cerâmicas Funcionais - LaCCeF. Atualmente possui 555 citações em periódicos indexados no sistema ISI Web of Science com índice H = 16. Publicou também 275 trabalhos em congressos, sendo 74 completos em anais, 67 resumos expandidos e 134 resumos. Recebeu 10 prêmios. Atualmente participa de 7 projetos de pesquisa, sendo que coordena 6 destes. Tem experiência na área de Físico-Química e Engenharia de Materais, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais cerâmicos, síntese química, caracterização estrutural, propriedades elétricas e dielétricas.