+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Marcelo Moraes Guzzo
PESQUISA BUSCA INTERAÇÃO DIFERENTE ENTRE NEUTRINO E ELÉTRON

Ciências Exatas e da Terra; Física; Física das Partículas Elementares e Campos.

PUBLICADO EM 13.09.2012
 
Olá sou Marcelo Moraes Guzzo, professor titular do Instituto de Física da Unicamp. Recentemente desenvolvi um projeto sobre as interações entre neutrinos e elétrons que não são previstas pelo modelo padrão das partículas elementares. O objetivo dessa pesquisa é investigar se o neutrino pode interagir com elétrons de forma diferente daquela apresentada no modelo padrão, mas ainda de modo compatível com as observações experimentais. A metodologia empregada nesse estudo foi baseada na análise de dados experimentais disponíveis em artigos especializados no assunto, confrontando nossos resultados com esses dados. Constatamos que os neutrinos só podem interagir com elétrons de forma muito próxima àquela já prevista pelo modelo padrão. Verificamos que pode haver uma diferença de, no máximo, dez por cento das previsões advindas da interação padrão. Nosso artigo alerta que os dados experimentais restringem bastante uma nova interação ou um novo modelo. Este estudo foi fruto de um projeto de mestrado que durou 2 anos e contou com a colaboração do aluno David Vanegas Forero.
Podcast produzido por Wanessa Medeiros
É Professor Titular do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP onde defendeu a Livre-Docência em 1999. Possui graduação em Fisica pelo Instituto de Física da USP (1984), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica da UNESP (1987), outro mestrado em Fisica pela SISSA/International School For Advanced Studies, Trieste, Itália (1989) e doutorado em Física pela SISSA/International School For Advanced Studies, Trieste, Itália (1991). Fez estágios de pós-doutoramento e de especialização no CERN, em Genebra, Suíça, no Institute for Avanced Study, em Princeton, NJ, USA, na University of Hawaii, em Honolulu, HW, USA, no Instituto de Física Teórica da UNESP e no Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP. Tem experiência na área de Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente em Física e Astrofísica de Neutrinos. De 2004 a 2010 foi Coordenador do Projeto Temático da FAPESP Física e Astrofísica de Neutrinos que reúne pesquisadores da UNICAMP, USP, UNESP, PUC-Rio e PUC-Campinas. Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico/UNICAMP de 2003, foi Chefe do Departamento de Raios Cósmicos, Assessor da Pró-Reitoria de Extensão da UNICAMP, Diretor de Projetos do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP, o qual ajudou a criar.