+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Pesquisa avalia programas de treinamento de habilidades sociais em grupo

Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

PUBLICADO EM 14.12.2011
 
Olá, sou Zilda Aparecida pereira Del Prette, professora de psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolvo um projeto de treinamento de habilidades sociais em grupo com o objetivo de avaliar se esses programas são efetivos para aprimorar relações interpessoais, ou seja, se de fato ajudam as pessoas a se relacionarem melhor nas diversas esferas de sua vida pessoal e profissional. Nossos programas buscam melhorar as habilidades específicas de cada participante, por exemplo, as habilidades de assertividade, de empatia e de expressão de sentimentos. Utilizamos avaliações e métodos experimentais, ou seja, confrontamos as mudanças comportamentais de participantes que estão e os que não estão participando de cada programa. Os resultados vêm mostrando que esses programas têm impacto positivo na qualidade de vida. Esse projeto de avaliação sistemática vem sendo desenvolvido há cerca de dez anos. Os programas recentemente testados estão descritos em um livro com o nome “Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo”, publicado em 2011 pela editora Casa do Psicólogo.
Podcast produzido por Wanessa Medeiros
Zilda Aparecida Pereira Del Prette possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1983), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia (2002) e é pesquisador nível I do CNPq. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, prática pedagógica e desenvolvimento interpessoal. Publicou 98 artigos em periódicos especializados (sendo 06 no prelo) e 355 trabalhos em anais de eventos. Possui 53 capítulos de livros, 16 livros publicados (sendo 08 livros autorais, 05 organizações e 03 manuais de testes), com 23 reedições. Produziu softwares, videos e outros instrucionais. Orientou 18 dissertações de mestrado, 9 teses de doutorado, 02 pos-doutorados, 58 projetos de iniciação científica e 26 monografias de conclusão de curso nas áreas de psicologia e educação. Atualmente orienta 03 pós-doutorandos, 01 pró-doc, 07 doutorandos e 01 mestrando.