+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Jurandir Zullo Junior
O IMPACTO DO AQUECIMENTO GLOBAL NO PLANTIO DE CAFÉ

Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Meteorologia.

PUBLICADO EM 12.07.2012
 
Olá, sou Jurandir Zullo Júnior, pesquisador do centro de pesquisas meteorológicas e climáticas aplicadas à agricultura, o Cepagri da Unicamp. Uma das áreas estudadas no Cepagri é o impacto do aquecimento global na agricultura nacional. O aumento da temperatura afeta o balanço hídrico e interfere no desenvolvimento das culturas agrícolas em suas fases críticas, como no florescimento e enchimento de grãos. Utilizando as projeções de aumento de temperatura do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, analisamos as alterações que o plantio do café arábica poderá sofrer. Um aumento de um a dois graus centígrados previsto para 2020 poderá significar uma diminuição na área de baixo risco climático para o plantio de café no estado de São Paulo. A área atual é de aproximadamente 138 mil quilômetros quadrados, e com a alteração climática poderá passar para 128 mil quilômetros quadrados, ou seja, uma perda da área de baixo risco climático. Essa mudança poderá no futuro favorecer a migração da cultura para a região sul do país, que poderá apresentar condições climáticas mais adequadas para seu cultivo.
Podcast produzido por Thales Schmidt
Possui graduação em Matemática Aplicada (1985) e Engenharia Agrícola (1987), Mestrado em Matemática Aplicada (1990) e Doutorado em Engenharia Elétrica (1994), todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)