+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Ana Lydia Sawaya
PESQUISA ABORDA EFEITOS DA DESNUTRIÇÃO

Ciências da Saúde; Nutrição; Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.

PUBLICADO EM 17.05.2012
 
Olá, sou Ana Lydia Sawaya, professora do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo. Lidero um grupo de pesquisa que estuda os efeitos da desnutrição em crianças, adolescentes e adultos das favelas de São Paulo e de Maceió. Foi constatado que as crianças que sofreram com a má nutrição carregam efeitos negativos para o resto de suas vidas. Por exemplo, adolescentes que foram crianças desnutridas têm uma chance maior de desenvolverem hipertensão. A má alimentação também prejudica a formação dos rins, órgão responsável por limpar e purificar o sangue. A falta de nutrientes adequados faz com que o rim possua menos unidades funcionais, os chamados nefróns, o que diminui sua capacidade de filtrar o sangue. Essa menor eficiência do rim leva à diminuição do fluxo de sangue no rim, aumentando a pressão arterial. A má formação dos nefróns é irreversível já que eles se formam somente na gestação.
Podcast produzido por Thales Schmidt
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1982) e em Nutrição pela University of Cambridge (1983) e doutorado em Nutrição pela University of Cambridge (1985), Inglaterra. Realizou pós-doutorado e foi cientista visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na TUFTS University (1992 a 1994), Estados Unidos.