+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Heloisa Bettiol
Parto por cesárea pode influenciar o peso do bebê

Ciências da Saúde; Medicina; Saúde Materno-Infantil.

PUBLICADO EM 22.12.2011
 
Olá, sou Heloisa Bettiol, professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Em uma de minhas pesquisas procurei ver se existe relação entre parto por cesárea e obesidade. Para isso, 2.057 indivíduos foram acompanhados desde o nascimento até cerca de 20 anos depois. Foram incluídos na análise dados como situação socioeconômica, níveis de atividade física e tabagismo. Foi possível perceber que existe uma relação entre o parto por cesárea e a obesidade no adulto, mesmo levando em consideração outras variáveis que podem influenciar no peso. Mesmo assim, essa associação não é necessariamente uma relação de causa e efeito. Uma hipótese que a pesquisa levantou foi de que as bactérias "boas" do canal de parto favorecem a ativação imunológica balanceada no recém-nascido. O desbalanço da flora intestinal provocado pela cesariana pode levar à ingestão e absorção de certos nutrientes que favorecem o ganho de peso. Assim, o parto por cesárea pode estar relacionado à obesidade, mas ainda faltam mais estudos populacionais que comprovem essa associação e qual é realmente o seu mecanismo.
Podcast produzido por Thales Schmidt
Atualmente é professora doutora do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), mestrado (1990) e doutorado (1995) em Pediatria pela FMRP-USP.