+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Claudio Marcelo Gonçalves de Oliveira
Protegendo a agricultura nacional

Ciências Biológicas; Genética; Genética Molecular e de Microorganismos.

PUBLICADO EM 29.02.2012
 
É importante para a agricultura nacional proteger-se de pragas de outros países. A defesa é feita em parte pela análise fitossanitária de plantas, sementes, frutas e outros produtos agrícolas importados. A partir desse estudo é possível checar se os produtos apresentam alguma bactéria, fungo, vírus, nematóides ou outros riscos às culturas nacionais. Um lote de batata semente vindo da Holanda e do Canadá teve que passar pela análise antes de entrar no Brasil. Durante o estudo do lote foi encontrado um nematóide de difícil identificação. Na pesquisa, para conseguir reconhecê-lo, foi utilizada a técnica do código de barras de DNA, no qual um pequeno pedaço do genoma do organismo serve para identificar a espécie. A partir de uma amostra de DNA ribossômico foi possível detectar a espécie pratylenchus penetrans. O uso da técnica de código de barras de DNA é uma linha de pesquisa do laboratório de nematologia do Instituto Biológico. O trabalho foi importante para proteger a agricultura nacional já que o nematóide em questão é de difícil controle. Os nematóides são vermes que podem parasitar e causar danos ou até mesmo a morte de plantas. Sou Claudio Marcelo de Oliveira, pesquisador do Instituto Biológico em Campinas.
Podcast produzido por Thales Schmidt
Claudio Marcelo Gonçalves de Oliveira é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP em 1993, mestre em ciências pela mesma universidade em 1996 e concluiu o doutorado no Scottish Crop Research Institute - University of Dundee, Dundee, Escócia, em 2004. Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Biológico. Recebeu o prêmio SABRI 2004. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Nematologia de Plantas.