+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Maria Gaby Rivero de Gutierrez
PESQUISA DESENVOLVE PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PARA TRATAMENTO DO PÓS-OPERATÓRIO DE CÂNCER DE MAMA

Ciências da Saúde; Enfermagem

PUBLICADO EM 29.03.2012
 
Sou Maria Gaby Rivero de Gutiérrez, professora da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Realizei um estudo que teve como objetivo implantar, em serviço público, um programa de exercícios para mulheres submetidas a cirurgias de câncer de mama. Buscamos verificar a associação de variáveis como idade, remoção de gânglios linfáticos e o início precoce ou tardio do programa de exercícios com o tempo de recuperação do movimento do membro que fica do mesmo lado da mama operada e o acúmulo de líquido, conhecido como seroma. Separamos as pacientes em dois grupos, um deles iniciou os exercícios no primeiro dia de pós operatório e o outro após a retirada do tubo de drenagem, a fim de verificar a associação do período de início dos exercícios com a formação de seroma. Verificamos que os exercícios auxiliaram na recuperação da capacidade de movimentação do membro superior. Observamos também que o início precoce dos exercícios com a presença do dreno não aumentou a incidência de complicações pós-operatórias e propiciou um restabelecimento mais rápido da função do membro superior.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Maria Gaby concluiu o doutorado em enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1989. Atualmente e professor livre docente, associado da Universidade Federal de São Paulo. Essa pesquisa foi desenvolvida por Eliana Louzada Petito sob a orientação da Prof.ª Maria Gaby Gutierrez. O programa já está implantado no ambulatório de mastologia da disciplina do hospital São Paulo. A prática do início precoce dos exercícios é uma prática do início dos exercícios é uma prática segura benéfica para as pacientes, afirma Gutierrez.