+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Laurival Antonio De Luca Junior
Pesquisa analisa os mecanismos do consumo excessivo de sal

Ciências Biológicas; Fisiologia; Fisiologia de Órgãos e Sistemas.

PUBLICADO EM 06.10.2011
 
Sou Laurival Antonio de Luca Júnior, professor do Departamento de Fisiologia e Patologia da Unesp Faculdade de Odontologia de Araraquara. Com meus colegas de laboratório, desenvolvo pesquisa que busca determinar os mecanismos do consumo excessivo de sal ou sódio. Pesquisamos a influência da angiotensina II, um hormônio que aumenta a pressão arterial e controla o balanço entre ingestão e excreção corporal do íon sódio. Ciclos episódicos de restrição hídrica e reidratação produziram um aumento no consumo de sódio e na expressão do gene c-fos em áreas encefálicas sensíveis à angiotensina II. O aumento no consumo de sódio em resposta à restrição hídrica foi mais intenso em animais que tiveram histórico de tratamento com angiotensina II ou que apresentavam hipertensão hereditária. Também identificamos que a repetição da restrição hídrica aumenta de modo seletivo o consumo de sódio comparado ao consumo de outros minerais ou de água. Foi observado que o aumento no consumo de sódio persiste, mesmo com o fim dos ciclos. O estudo demorou cinco anos e tem aplicação para o controle do consumo de sal, hidratação e hipertensão.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Laurival é professor titular de Fisiologia do Departamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, UNESP. Também é coodenador-Presidente do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - PIPGCF UFSCar/UNESP (2010-2012). É Bacharel & Licenciado em Biologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1. Possui mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia) pela Faculdade de Medicina, Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo - USP. O Doutorado incluiu atividade de pesquisa na Universidade da Pensilvânia, EUA.