+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Adilson Aparecido de Oliveira
PESQUISA ESTUDA AS PROPRIEDADES FÍSICAS DE MATERIAIS MAGNÉTICOS

Ciências Exatas e da Terra; Física

PUBLICADO EM 14.03.2012
 
Olá! Eu sou Adilson Aparecido de Oliveira, professor do departamento de física da Universidade Federal de São Carlos. Trabalho há 25 anos no desenvolvimento de pesquisas em física básica, na área de magnetismo e materiais magnéticos. Com o objetivo de compreender suas propriedades físicas fundamentais e visando futuras aplicações na área de armazenamento e processamento de informações. Entre os materiais estudados descobrimos ,há alguns anos, que polímeros condutores que são materiais orgânicos que têm a elasticidade e a maleabilidade do plástico podem ter, ao mesmo tempo, propriedades condutoras e elétricas semelhantes ao metal. Quando sintetizados de uma maneira particular, podem também exibir propriedades magnéticas em temperatura ambiente. Essas propriedades estão relacionadas com as interações entre as cadeias de carbono do polímero. A investigação desses materiais é realizada em diferentes condições; submetendo a baixas temperaturas e altos campos magnéticos. A partir da resposta desses materiais aos estímulos, construímos um modelo para a representação dos dados. Como trabalhamos com pesquisa básica ainda não alcançamos nenhuma aplicação direta. Tentamos entender os fundamentos e os mecanismos em que ocorrem determinados fenômenos, para depois alcançar uma possível aplicação.
Podcast produzido por Aline Pádua
Adilson Jesus Aparecido de Oliveira concluiu o doutorado em Ciências - Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de São Carlos em 1996. Atualmente é Professor Associado 3 do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos. Membro do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM) e do Núcleo de Excelência em Materiais Nanoestruturados Fabricados Eletroquimicamente (NANOFAEL). Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar. Atua na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, e em Divulgação Científica. É responsável pelo blog de divulgação científica www.pordentrodaciencia.blogspot.com, editor e criador da revista eletrônica de divulgação científica Click Ciência (www.clickciencia.ufscar.br) e colunista do Ciência-Hoje On-line desde 2006.