+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Andrea Maculano Esteves
Estudo faz avaliação da densidade do transportador dopaminérgico

Ciências da Saúde; Educação Física

PUBLICADO EM 14.10.2011
 
Eu sou Andrea Maculano Esteves, pesquisadora do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício da Universidade Federal de São Paulo. Recentemente trabalhei na avaliação da densidade do transportador dopaminérgico utilizando trodat-1 e tomografia computadorizada por emissão de foton único (spect) em pacientes com movimentos periódicos das pernas após teste de esforço máximo. Nosso objetivo foi avaliar o perfil da densidade do transportador dopaminérgico utilizando spect em pacientes com movimento periódico das pernas e a influência do exercício físico agudo na concentração do transportador de dopamina após um teste de esforço máximo. Foram realizados testes com dezesseis pacientes, onde os voluntários foram submetidos ao exame de polissonografia basal para a avaliação do padrão de sono e do índice do movimento periódico das pernas, além de realizarem um spect basal e um teste de esforço máximo. Os resultados encontrados demonstraram que o grupo experimental apresentou valores menores no perfil da densidade do dat no momento basal na região do estriado. Esse estudo permite diagnosticar a possível origem desse distúrbio do movimento relacionado ao sono e verificar a influência do exercício físico como uma forma de tratamento não farmacológico para essa patologia. A pesquisa faz parte do trabalho de mestrado do aluno Daniel Cavagnolli, sob orientação do prof. Dr. Marco Tulio de Mello e sob minha co-orientação.
Podcast produzido por Aline Pádua
Andrea Maculano Esteves é graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), especialista em Esportes Adaptados pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestre em Psicobiologia e doutora em Ciências (2007) pela Universidade Federal de São Paulo. Pós doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Tem experiência em pesquisa (básica e clínica), docência e extensão na área de aspectos psicobiológicos, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: sono, distúrbios do sono, exercício físico, educação física adaptada e trabalhador em turno.