+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Sérgio Sheiji Fukusima
PESQUISA ESTUDA A PERFORMACE DE DETECÇÃO E RECONHECIMENTO DE FACES

Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia Experimental.

PUBLICADO EM 04.01.2012
 
Olá! Eu sou Sérgio Fukusima, professor do departamento de psicologia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Nos últimos anos, tenho trabalhado em pesquisas sobre a percepção e reconhecimento de faces. Uma das linhas de pesquisa estudadas tratou sobre a performace de detecção e reconhecimento de expressões faciais pelos hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Utilizamos métodos psicofísicos que consistem em apresentar imagens de faces por períodos muitíssimos breves em tela de computador e solicitar ao observador a sua discriminação ou reconhecimento. Com esse método, a pessoa pode indicar, por exemplo, se uma face emotiva foi apresentada do lado direito ou esquerdo quando mantido fixo o olhar no centro da tela. A partir desses procedimentos foi possível coletar e analisar os acertos e o tempo que o observador leva para emitir a resposta. Esse estudo teve como objetivo investigar se expressões faciais com valência positiva e negativa são detectadas de maneira diferente nos hemicampos visuais direito e esquerdo. Com isso, pôde-se checar se os hemisférios cerebrais processam informações de emoção assimetricamente. Descobrimos que expressões faciais de valência positiva, como alegria e surpresa, são detectadas mais rápido que expressões faciais de valência negativa, como medo e tristeza, e que faces com expressão de alegria e medo são detectadas mais rapidamente no hemicampo visual esquerdo.
Podcast produzido por Aline Pádua
SERGIO SHEIJI FUKUSIMA CONCLUIU O DOUTORADO EM PSICOBIOLOGIA [RIB.PRETO] PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM 1994. ATUALMENTE E PROFESSOR DOUTOR / MS-3 DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO. PUBLICOU 26 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 137 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 10 CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 2 SOFTWARES. PARTICIPOU DE EVENTOS NO EXTERIOR E NO BRASIL. ORIENTOU 10 DISSERTACOES DE MESTRADO E 4 TESES DE DOUTORADO, ALEM DE TER ORIENTADO 11 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NA AREA DE PSICOLOGIA. ATUA NA AREA DE PSICOLOGIA, COM ENFASE EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: PERCEPÇÃO E PSICOFÍSICA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM DIVERSOS COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES ENFATIZA-SE A PRODUCAO CIENTIFICA RELACIONADA A INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO VISUAL DO ESPAÇO E AÇÃO, PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DE FACES E O USO DOS METÓDOS PSICOFÍSICOS EM PESQUISA BÁSICA E APLICADA.