+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Alexander Turra
Estudo analisa a poluição marinha na região de Santos

Ciências Biológicas; Ecologia; Ecologia de Ecossistemas.

PUBLICADO EM 22.09.2011
 
Olá, sou Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Participo de uma linha de pesquisa sobre lixo marinho. Um dos problemas estudados é o das bolinhas plásticas, ou pellets, como são conhecidas na linguagem acadêmica, e como elas acabam parando no ambiente marinho. Na pesquisa, analisei a ocorrência desse poluente nas praias da região de Santos. Foram encontradas cerca de um bilhão e quatrocentos milhões de bolinhas enterradas em até dois metros de profundidade, o que dá cerca de quarenta toneladas de entulho. A contagem foi feita por flotação, ou seja, o sedimento encontrado em escavações de até dois metros de profundidade foi colocado em um recipiente com água e as bolinhas que boiaram foram retiradas com uma peneira e depois contadas. Agora estamos estudando como é a distribuição das bolinhas tanto na parte marinha quanto na parte terrestre. É importante estudar o lixo na região do mar porque a questão ecológica preocupa cada vez mais o mundo. Por isso mesmo também buscamos integrações com órgãos públicos e empresas para resolver o problema da poluição. Dessa maneira, podemos discutir juntos como agir em conjunto para conservar o meio ambiente.
Podcast produzido por Thales Schmidt
Possui graduação em Bacharelado e em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.