+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Gustavo Pessini Amarante Mendes
ESTUDO ANALISA PROTEÍNA TRAIL EM BUSCA DE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA COMBATER O CÂNCER

Ciências Biológicas; Imunologia; Imunologia Celular.

PUBLICADO EM 05.07.2012
 
Sou Gustavo Amarante Mendes, professor associado e coordenador do programa de pós-graduação em Imunologia, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Nosso estudo procura decifrar o que acontece no interior das células tumorais, com a finalidade de desenvolver novas estratégias para o combate ao câncer. Identificamos como certos tumores inibem a expressão da proteína Trail, que é uma das armas mais importantes contra o câncer. A Trail é produzida por diversas células do nosso sistema imune e é capaz de matar células tumorais sem atingir as células saudáveis. Porém, alguns tumores adquirem resistência à destruição induzida pela Trail ou passam a inibir a sua produção. Os trabalhos de doutorado de meu aluno Daniel Diniz de Carvalho e de mestrado da minha aluna Janine Leroy demonstraram a existência de um mecanismo que modifica o material genético do tumor de forma que a célula tumoral deixe de produzir a proteína Trail. No momento, estamos investigando o quão abrangente é esse mecanismo e se esta nova informação pode ser utilizada no tratamento do câncer. A pesquisa tem recebido auxílios da Fapesp, Cnpq e Capes.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Gustavo possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro ,mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo . Foi Research Associate no La Jolla Institute for Allergy and Immunology (San Diego, CA) e Visiting Scientist no Department of Genetics, Trinity College Dublin. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. A pesquisa acima recebeu auxílio do Instituto de Investigação em Imunologia.