+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Tania Celestino de Macedo
PROJETO ANALISA MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA ANGOLA

Lingüística, Letras; Letras; Outras Literaturas Vernáculas.

PUBLICADO EM 07.06.2012
 
Sou Tania Celestino de Macedo, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Minha pesquisa mais recente é intitulada “Angola no novo milênio: desafios da paz”. Esse projeto busca aprofundar a compreensão da Angola de hoje ao analisar aspectos fundamentais desse país africano. Estudo as principais manifestações culturais contemporâneas, além de abordar os discursos da música urbana e da literatura do país. Também procuro observar a geografia da capital, Luanda, a partir das transformações dos mercados e da população, a fim de rever paradigmas e propor novas perspectivas para a análise da sociedade angolana. O estudo se realiza a partir de material bibliográfico, discográfico e também de sites na internet, de modo a estabelecer uma leitura complexa de textos, músicas, imagens e noticiário. Por meio de uma visão transdisciplinar, busco flagrar as contradições e os desafios que se apresentam à Angola, especialmente no campo cultural. Conhecer o processo pelo qual a Angola passa hoje é importante para acompanhar como esse país, que teve enorme ligação com o Brasil durante o período do tráfico negreiro, enfrenta obstáculos e, com certa frequência, aproxima-se do nosso país para superá-los.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Tania concluiu o doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. Aposentou-se pela UNESP-Campus de Assis. Atualmente é professora titular pela Universidade de São Paulo onde leciona Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. É avaliadora de cursos superiores e Instituições de Ensino Superior (IES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Ministério da Educação). Publicou 13 artigos em periódicos especializados e 24 trabalhos em Anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 7 livros publicados.