+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Marco Antonio de Ávila Zingano
ESTUDO ANALISA A INFLUÊNCIA DAS TESES DE PLATÃO E ARISTÓTELES NA ANTIGUIDADE

Ciências Humanas; Filosofia; História da Filosofia.

PUBLICADO EM 05.09.2012
 
Eu sou Marco Antônio de Ávila Zingano, professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Minha atual pesquisa aborda a filosofia grega clássica, sobretudo as obras de Platão e Aristóteles e sua influência na Antiguidade. A filosofia clássica grega tem em Platão e Aristóteles sua expressão culminante. Ambos partilham teses decisivas sobre a natureza do conhecimento, do mundo e da ação. Em grandes linhas os dois sustentam uma perspectiva realista e racionalista. Platão e Aristóteles tiveram influência extremamente marcante na Antiguidade. Parte importante do comentário antigo se divide em aristotelismo e neoplatonismo, até o momento em que o ecletismo passa a vigorar e busca a todo custo a harmonização dessas duas filosofias. Nosso projeto tem como objetivo mapear e estudar as teses centrais dos dois autores, segundo dois eixos principais: a metafísica e a ética. Além disso, tentamos compreender a reapropriação feita desses filósofos na Antiguidade, seja na defesa das teses clássicas, na reorientação das lições principais, no confronto e na rejeição das teses que marcaram o momento clássico do mundo antigo. Com isso, podemos incentivar estudos acadêmicos sobre a filosofia antiga. Como resultados da pesquisa temos a publicação de livros, artigos e da Revista de Filosofia Antiga, que é uma revista on-line.
Podcast produzido por Aline Pádua
Marco Antonio de A. Zingano Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Filosofia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993). Atualmente é professor ms-5 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: aristoteles, aristotelismo, aristóteles, metafísica e ética.