+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Wagner Rodrigues Valente
ESTUDO ANALISA ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS

Ciências Humanas; Educação; .:: Especialidades ::..

PUBLICADO EM 08.08.2012
 
Sou Wagner Rodrigues Valente, professor do departamento de educação da Universidade Federal de São Paulo. Minha pesquisa mais recente foi intitulada “O que é número? Passado e presente do ensino de matemática para crianças.” Esse estudo tem o objetivo de estudar a trajetória do ensino de aritmética desde o nascimento dos grupos escolares até a chegada do movimento da matemática moderna. Os autores que a gente utiliza para trabalhar nesse projeto são autores dos estudos culturais, em particular autores da chamada história cultural. Esses estudos referem-se ao entendimento de como uma cultura vê a si mesma, construindo representações da vida social num dado tempo histórico. Na pesquisa abordamos a cultura escolar, especificamente em relação ao ensino de matemática para crianças. A questão norteadora dos estudos é: quais são e como se modificam as representações relativas à aritmética escolar para o curso primário. Como resultado, nós teremos a elaboração de uma base de dados para estudo das transformações do ensino de matemática nos anos iniciais da escolaridade. A partir da pesquisa ,também temos o projeto de elaboração de um livro sobre as transformações didático-pedagógicas ocorridas no ensino da aritmética durante todo o século XX.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Wagner possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes , mestrado em Educação; História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris . Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo .É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, atualmente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática.