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Enicéia Gonçalves Mendes
USO DE ALTA TECNOLOGIA ASSITIVA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Ciências Humanas; Educação; .:: Especialidades ::..

PUBLICADO EM 19.07.2012
 
Sou Enicéia Gonçalves Mendes, professora do departamento de psicologia da Universidade de São Carlos. Meu estudo concluído mais recente teve como objetivo viabilizar recursos de alta tecnologia assistiva na escolarização de alunos com disfunções motoras. Trabalhamos especificamente com crianças com paralisia cerebral, condição que é caracterizada por um conjunto de desordens em que predominam distúrbios motores e alterações posturais permanentes. Esse projeto iniciado em 2005 envolveu a rede pública municipal da cidade de São Carlos e consistiu em uma pesquisa colaborativa que envolve a freqüência regular dos pesquisadores nas escolas. Nos cinco anos de estudo realizamos a orientação de 15 estudantes com paralisa cerebral que aprenderam a utilizar os recursos de alta tecnologia para desenvolver a leitura e a escrita. O projeto incluiu o aperfeiçoamento de um banco de dados sobre os recursos disponíveis no mercado nacional e o aperfeiçoamento de manuais sobre o uso dos principais equipamentos. Além disso, desenvolvemos uma escala de identificação de barreiras para a inclusão escolar de alunos com disfunções motoras e também formamos 41 estudantes e profissionais ,muitos dos quais ,se dedicam exclusivamente a essa área de investigação.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Enicéia concluiu o doutorado em Psicologia pelo IP-USP , fez mestrado em Educação Especial na UFSCar e graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos, docente do departamento de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Lidera o Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP) e coordena o Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial.