+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Gilberto Moraes
PESQUISA ANALISA TRANSFORMAÇÕES METABÓLICAS EM PEIXES DIANTE DE MUDANÇAS AMBIENTAIS

Ciências Biológicas; Ecologia; Ecologia Aplicada.

PUBLICADO EM 14.06.2012
 
Sou Gilberto Moraes, professor de bioquímica da Universidade Federal de São Carlos. Minha linha de pesquisa versa sobre “as adaptações bioquímicas em peixes tropicais de água doce”. Nós estudamos o metabolismo dos peixes e algumas enzimas que fazem parte deste processo. Nosso estudo tem como objetivo analisar as variações metabólicas que ocorrem nos peixes para preservar sua homeostasia diante de mudanças externas ou ambientais. Homeostasia é ,em síntese, o equilíbrio dinâmico, interno, dos organismos. Os peixes, assim como todos os organismos vivos, precisam ter os mecanismos homeostáticos íntegros para manter sua estabilidade e sobreviver. As principais consequências biológicas das modificações ambientais que nós estudamos são as alterações metabólicas e hematológicas causadas ,por exemplo, pela ação de compostos tóxicos presentes no meio ambiente e as alterações dos processos digestivos e metabólicos causados pela mudança do ambiente gastro-intestinal devida às alterações na composição de macro-nutrientes das dietas. Também temos interesse em conhecer as alterações metabólicas resultantes das variações de temperatura, oxigênio e PH do meio aquático. Como resultado prático, ou de aplicação tecnológica, propomos o aperfeiçoamento da composição de rações comerciais para peixes e avaliamos o estresse causado por variações do ambiente.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Gilberto Moraes é professor titular em Bioquímica pela Universidade Federal de São Carlos, graduou-se em Ciências Biológicas Mod. Médica pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo , obtendo o título de Mestre em Microbiologia Imunologia e Parasitologia pela mesma instituição. Obteve o título de Doutor em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e atualmente é professor de Bioquímica no Departamento de Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos.